segunda-feira, 8 de junho de 2009

Novo livro Brazilian Beats, de Leandro Maciel

Leandro Maciel é baterista e baixista. Para citar dois exemplos, ele comanda as baquetas na Banda Cara-dePau, um dos grandes expoentes do soul em São Paulo, e faz o baixo para o Coletivo Eletromovie, banda que recria temas clássicos do cinema. Fora isso, é sideman e professor, atuando há 25 anos.

Ele agora lança seu livro "Brazilian Beats" (Ed. IDEL), em que fala de grooves de música brasileira para a bateria e o baixo, com a autoridade de quem toca os dois instrumentos. Ele mesmo explica: "Não é um método de música brasileira, já há livros nesse sentido. O que apresento são grooves de vários ritmos brasileiros, transcritos para o baixo e bateria, incluindo algumas manhas pros dois instrumentistas se integrarem melhor. E faço questão de citar as fontes, aqueles de quem aprendemos esses grooves, como Luizão Maia, Teo Lima, Nico Assumpção e Jorginho Gomes".

O livro é acompanhado de um CD com 78 faixas demonstrando os principais exercícios propostos. Cada faixa mostra o exercício completo (com baixo e bateria) e uma versão com baixo num canal e bateria no outro, para o estudante poder acompanhar o instrumento que quiser.

Saiba mais sobre Leandro Maciel ou entre em contato pelo lelemac@ig.com.br.

Nenhum comentário: