segunda-feira, 6 de julho de 2009

Morre Jim Chapin

Morreu, em 4 de julho, em Nova York, o baterista e professor Jim Chapin, uma das lendas do jazz do século XX e grande divulgador do método Moeller.

Nascido James Forbes Chapin, em 23 de julho de 1919, além de excepcional baterista, foi um grande educador. Estudou com Sanford A. Moeller, o criador do método Moeller, que combina uma variedade de técnicas para aumentar velocidade, força e controle, e ao mesmo tempo oferecer flexibilidade para o baterista aplicar notas com acentos onde quiser. O próprio Jim deu aulas desta metodologia a grandes bateristas como Dom Famularo, Thomas Lang e muitos outros, durante seus mais de 60 anos de carreira.

Apesar de não ser tão popular quanto Gene Krupa, seu amigo e também praticante do método Moeller, Jim era muito respeitado no meio baterístico, em especial por seus livros "Advanced Techniques for the Modern Drummer", vol. 1 e 2, conhecidos como "o estudo definitivo de coordenação de independência".

Seu legado para a bateria é dos mais densos e seu gosto pela vida e pela música precisam ser lembrados, de maneira a nos inspirar e fortalecer.

Saiba mais aqui e aqui (ambos em inglês).

Um comentário:

Maya disse...

q merda!! peguei a videoaula dele esses tempos...sinixtro!