quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DVD Alexandre Cunha & Banda - Live at Shanghai

Em 2007 o baterista Alexandre Cunha esteve em Shanghai pra tocar no festival de jazz da cidade. Esse show foi gravado pela produção chinesa e agora Alexandre lança o DVD mostrando não só a apresentação, mas também a musicalidade e profissionalismo da banda.

Apesar da música ser muito boa, a gravação e edição das imagens mostra que a equipe chinesa ainda precisa aprender um pouco... Em alguns momentos, o músico solista aparece só de relance na edição, ou o foco cai pra algum outro acontecimento sobre o palco. "Batepapo", música de Marcio de Andrade, já tem disso: a câmera fica o tempo todo no Alexandre. Pra nós, bateristas, é interessante ver todo o trabalho do baterista, mas a música em si, tema e solo, fica solta. Com o caminhar do show a equipe vai entendendo melhor o que acontece em cima do palco e se acertando.

Um exemplo disso é o solo de Alexandre em "Esperança". O solo é de uma concepção bem moderna, melódica e brasileira, mas não dá pra ver muito na edição. A música seguinte, "Pescador" (Alegre Correa), começa com o solo, e a edição acerta. O solo de sax de Marcelo Fernandes é lindo, e Alexandre sola de novo, com muita musicalidade.

Em "Arthur e o Gigante" (William Magalhães), o destaque fica com o baixista Bruno Coppini, tocando e cantando muito bem. Logo depois vem a balada "Ritmo de Viagem" (Ari Piassarollo), linda, e a pianista Janice Pezoa sola com muita beleza e bom gosto. O fraseado de Alexandre também é muito musical. Aliás, esta música é um dos pontos altos do show.

"Cantareira" (Fernando Caneca) é outro ponto alto do show, executada com muita graça. É uma melodiA linda, o que ajuda muito, mas a performance da banda nesta faixa é excepcional. Pra encerrar, a banda manda "Estilo consagrado" (Alegre Correa), e Alexandre convida o público a dançar o samba. Os chineses começam tímidos, mas logo se deixam levar. Uma bela apoteose.

O som é muito bom por todo o show, nem parece uma gravação ao vivo. Os timbres estão ótimos, a sincronia de som e imagem é perfeita, e ainda há belas imagens de Shanghai e do parque em que o show aconteceu.

Nos extras do DVD, algumas graças qe a banda gravou passeando por Shanghai. A melhor é sem dúvida o passeio numa espécie de moto táxi que corre muito. Impagável!

Para comprar o DVD, entre em contato pelo novo site de Alexandre Cunha.

Nenhum comentário: