sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Quiz ZFG MOB OBaterista.com

E aí, divertiram-se com o quiz de lançamento do álbum do ZFG MOB e do site OBaterista.com? Infelizmente ninguém acertou todas as perguntas... Mas a galera participou e foi legal.

Como ninguém acertou todas, vamos dar CDs do ZFG MOB pros 5 participantes que fizeram mais pontos e duas camisetas do site OBaterista.com: uma pra resposta mais rápida com uma pontuação razoável, e uma pra maios pontuação. Os ganhadores são:

Resposta mais rápida:
Douglas Helmer (5 pontos)
Ganha CD + camistea

Maior pontuação:
Igor Brás (6 pontos)
Ganha CD + camiseta

E Juliano Corrêa, Francisco Júnior e André Benedecti de Castro Andrade ganham CD.

Então vamos às respostas:

1) Quanto vale uma semicolcheia em um compasso 9/16?
1 tempo. O 16 equivale a semicolcheias.

2) O que significam os números de uma fórmula de compasso?
Os números de cima representam a quantidade de tempo ou tempos, e os de baixo representam a unidade de tempo.

3) Quantos são, e quais as fórmulas dos compassos da introdução da música, Rock'n Roll do Led Zeppelin?
Essa tem duas respostas possíveis, ambas válidas: 4 compassos em 4/4 e um compasso em 3/8; ou Intro em anacruse, mais 4 compassos de 4/4.

4) Qual a fómula de compasso da música "Babaçu com Brubeck" do João Bosco do álbum "Na Onda Que Balança".
A música está em 5/8, mas a batera dá intensão de 5/4. Então qualquer das duas contagens estão certas.

5) Qual a fórmula de compasso da música Tears of Joy (Todd Sucherman)?
Essa foi a mais difícil... É um shuffle em 9/8 binário. Quando contarem a música, pegguem bem do comecinho. A notinha aguda da melodia é o 1.

6) Qual a unidade de tempo de um compasso composto?
Semínima pontuada.

7) Quais são os três elementos básicos da música?
Harmonia, melodia e ritmo.

A entrega dos prêmios será amanhã, no final do show de lançamento do CD "Canastra", no EM&T, em São Paulo. O show começa às 15h. Se você ganhou e não pode estar no show, entre em contato pelo e-mail contato@obaterista.com.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Caviars Blues Band hoje

A Caviars Blues Band faz mais um show hoje, no Blue Bar, às 22:30. Ótima oportunidade pra ver a banda tocando músicas de seu álbum "The way you move". O grupo é formado por Guappo Sauerbeck (voz e gaita), Ney Haddad (baixo), Xilo Moretti (guitarra) e o grande baterista e professor Alaor Neves.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você conhece Tom Arey?

Eu também não sei muito, sei que ele é baterista, norte-americano, e tem alguma coisa aver com a Berkeley. Mas pra tocar com Celso Pixinga, alguma qualidade o cara tem que ter. E ele está por aqui esta semana, vai gravar um DVD com o Celso amanhã e toca no SESC Pompéia sexta. Saí procurando alguma coisa e achei ovídeo dele tocando com Celso, Ney Neto e Everett Pendleton no New Hampshire Bass Fest.



E aí, o que acham?

Lembrando o "vovô" Chumbinho

Algumas coisas são maravilhosas para nós, que fazemos o site www.OBaterista.com, e esta é uma delas. Recebi estee-mail pelo contato do site, endereçado ao Pércio Sápia. Reproduzo aqui alguns fragmentos, e quero agradecer ao André Rodrigues Bottura pelo e-mail. Foi um verdadeiro alimento para nossas almas.

"Olá Pércio

Aqui quem te escreve é André Rodrigues Bottura, neto do seu mestre Chumbinho! Sou filho da Denise, hoje moramos em Curitiba (...). Tenho 21 anos e meu irmão Felipe de 24 anos, que sempre tocou bateria! (...) Como meu avô faleceu cedo, não tive tempo de ter a consciência do quão ótimo baterista ele era, talvez por causa da idade nunca me interessei muito pelo estilo musical que ele tocava (...). Só que eu estou começando a abrir os olhos pra outros estilos e depois de ouvir um album que ele gravou, 'Dois e Ela', de 1966, estou começando a gostar tbm de samba, jazz, um blues! (...) Por enquanto estou aprendendo sozinho mesmo, utilizando o método do Chumbinho, aquele de capa azul, é mt bom! Meu avô era um mestre msm né, queria que ele tivesse vivo pra me ensinar pessoalmente, imagine que maravilha! (...) Estou te escrevendo pq li os artigos em que vc cita meu avô e fico muito orgulhoso disso! (...) Bom, é isso! Parabéns pela ótima coluna que vem escrevendo no site, agora eu o visito sempre, pra ler seus artigos!"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quartet CENT no SESC Pompéia

O grande baixista Celso Pixinga esteve nos EUA participando do New Hampshire Bass Fest. Junto com ele, como seu intérprete, foi também outro baixista, Ney Neto. Lá eles conheceram o guitarrista Everett Pendleton e o baterista Thomas Arey.

Eles fizeram algumas coisas juntos e a química foi imediata. Daí eles resolveram vir ao Brasil tocar, gravar algumas coisas, tocar mais um pouco e mostrar uma música diferente por aqui.

O show vai rolar dia 30/10, às 21h, no SESC Pompéia (R. Clélia, 93).

Ainda dá!

Fala, povo!
Tudo em cima?

E aí, já respondeu o quiz OBaterista.com/Mario Fabre? Não?!? Ah, não vem com essa de que é "pros primeiros a responder". Os prêmios são pros primeiros a responder CORRETAMENTE todas as perguntas, e até agora ninguém respondeu todas as perguntas corretamente. Então ainda dá pra ganhar!

Clique aqui e participe. Até sexta, dia 30, às 14h, estamos aceitando respostas.

Se você já respondeu e acaba de descibrir que não acertou oda, participe de novo. As respostas serão publicadas dia 30/10, às 15h.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novo lançamento e Quiz com Mario Fabre

Depois de lançar o álbum Rock, agora Mario Fabre lança um trabalho em trio. O CD "Canastra", com Fábio Zaganin no baixo e Edu Gomes na guitarra, é a estréia do ZFG MOB, um power trio instrumental de responsa. A grande sacada deste trabalho é que cada um dos músicos entra com quatro temas, e eles arranjam, produzem e transformam tudo na maior quizumba.

O lançamento do CD será dia 31/10, às 15h, no EM&T Jabaquara (São Paulo). Quer um incentivo pra comparecer? Mario Fabre e o site OBaterista.com vão dar prêmios pra vocês! É simples: vamos fazer um quiz sobre bateria.

Funciona assim: as 7 perguntas, formulados pelo prórpio Mario, seguem abaixo. Pra participar, basta responder corretamente todas elas através do e-mail contato@obaterista.com. Serão consideradas as datas de entrega dos e-mails dos participantes. Os cinco primeiros a responderem todas as perguntas CORRETAMENTE ganham prêmios. O primeiro ganha o CD do ZFG MOB e uma camiseta do site, e os quatro seguintes ganham CDs.

As perguntas. Ligados pra responder, que são perguntas pra batera!

1) Quanto vale uma semicolcheia em um compasso 9/16?
2) O que significam os números de uma fórmula de compasso?
3) Quantos são, e quais as fórmulas dos compassos da introdução da música, "Rock'n'Roll" do Led Zeppelin? (Ouça aqui)
4) Qual a fómula de compasso da música "Babaçu com Brubeck" do João Bosco do álbum "Na Onda Que Balança"? (Ouça aqui)
5) Qual a fórmula de compasso da música "Tears of Joy", do trabalho solo de Todd Sucherman? (Ouça aqui)
6) Qual a unidade de tempo de um compasso composto?
7) Quais são os três elementos básicos da música?

A entrega dos prêmios acontecerá no show de lançamento do álbum ZFG MOB, dia 31/10, a partir das 15h, no EM&T Jabaquara. Se o ganhador for de fora de São Paulo, ou não puder comparecer, o(s) prêmio(s) será(ão) enviados pelo correio.

Entrevista comigo!


Você, que sempre quis perguntar um monte de coisas pra mim e nunca imaginou como fazê-lo, está resolvido. O baterista Alex Reis fez as perguntas e eu espondi! Está tudo no blog dele, a um clique de distância. Divirtam-se!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alexandre Aposan no www.OBaterista.com

Alexandre Aposan fala de seu álbum solo "Ao som dos tambores" e de seu trabalho com o Oficina G3, de gravações e até de pagode.

Rafael Pensado vai ralar o ano todo com o novo projeto "MindFlow 365" e nos explica como.

Pércio Sápia e Janete D'Alonso encerram a série de Aulas sobre dar aulas falando de tocar junto com o aluno.

Cristiano Lucas mostra mais idéias pra frasear e desenvolver independência

Daniel Oliveira continua analisando e aplicando o 7 Stroke Roll Invertido.

Divirta-se!

Orkut - MySpace - Twitter

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Muita atividade

Obviamente que não é muita atividade no blog... É muita atividade na vida real, mesmo. As últimas semanas tem sido bem cheias (o motivo é muito bom, pelo menos pra mim!) e não tem dado tempo de postar aqui.

Mas vamos ao que interessa: semana passada gravei com Alexandre Aposan, e vocês verão o resultado da parada a partir de amanhã. Ele é de uma simpatia sem tamanho, toca demais, é nota pra todo lado e um groove matador, mas não sabe ler as horas norelógio. Hahaha! Ah, Aposan, pingou na área...

E ontem gravei com Nina Pará, mostrando seu novo trabalho, entrando pro instrumental sem deixar de fazer rock'n'roll.

E, se tudo der certo, semana que vem ainda gravo com Serginho Machado e Azael Rodrigues. Aguardem!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Os finalistas do V-Drums Contest

O V-Drums Contest EM&T está entrando em sua reta final. Os finalistas já estão definidos, e a final acontece dia 10/11 no EM&T, em São Paulo. E nós não poderíamos estar de fora, é claro. O grande vencedor dará uma entrevista exclusiva ao OBaterista.com, que será publicada na seção Preto no Branco em 16/11.

Os seis finalistas são: Rodrigo Star Tagliassachi Budemberg, que venceu a votação no site do concurso, Michel Maeda Cavalcante Sá, Maick Sousa Cruz, Júlio César Fernandes, Bruno Valverde dos Santos e Gabriel Caressato de Carvalho foram selecionados pela organização.

Boa sorte a todos!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eventos para todos

O Jalapeño (Pedro Prado, Paulo Kishimoto e Gustavo Mazon) toca dia 8/10, às 0h, na Livraria da Esquina.

=#=

Dia 13/10, às 19h, no SESC Av. Paulista (São Paulo), acontece o lançamento do CD "Insight Moments", do baixista Paulo Paulelli. O homem é fonomenal, vale cada nota!

=#=

Dia 16/10, às 19:30, Jean Dolabella faz Masterclass na Praticum Ensino de Bateria (Pça. Tiradentes, 258, cj 04, Curitiba (PR). A inscrição custa R$ 50, e será possível fazer aulas particulares com o Jean às 17:30 e 18:30 no mesmo dia (R$ 80). Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3078-7598 ou pelo e-mail praticum@praticum.net

=#=

Estão abertas inscrições para o Curso de Gravação para Bateria, ministrado por Daniel Oliveira e Marcus Lyra, dias 7 e 8/11, no IBVF – Instituto de Bateria Vera Figueiredo. A carga horária é de 14 horas, e o curso abordará seleção de equipamento, técnicas de afinação e timbragem, técnicas de microfonação, equalização, periféricos (compressores, gates etc), gravação não-linear, técnicas de escrita em quadratura, técnicas de escrita e interpretação de charts e comunicação em estúdio, com aplicações práticas. Inscrições: (11) 3864-3509 ou 3672-5662 ou ibvf@verafigueiredo.com.br
Investimento: R$ 500,00

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Workshop de Daniel Caiero

Acontece no próximo dia 10/10, em Bebedouro (SP), workshop com o baterista Daniel Caiero. Ele apresenta seu novo livro "Trabalhando a Independência Groovando" e mostra como pratica a independência aplicada a grooves combinando as quatro vozes do instrumento, como criar seus próprios grooves e fala de memória motora e como isso influencia nossos estudos.

O workshop acontece na escola Didática, às 14:30, com 2 horas de duração e as inscrições custam R$40, comdireito a apostila e CD. Mais informações pelo telefone (17) 3345-4475 ou pelo e-mail didaticamusic@bol.com.br.

Sobre o livro "Trabalhando a Independência Groovando", o grande Lael Medina diz: "Com certeza, Daniel atingiu seu objetivo ao idealizar e confeccionar este método: uniu o complexo estudo da independência, incluindo maneiras contemporâneas de usar o pé esquerdo, com a musicalidade de grooves que funcionam na prática. Eles soam bem e podem ser usados de acordo com a criatividade de cada um. É um trabalho bastante interessante e muito auxiliará o estudante que busca evoluir e ampliar a difícil arte da independência em nosso instrumento".

Um passeio pela ExpoMusic

É claro que eu devia ter levado a máquina fotográfica pra ExpoMusic, mas quem disse que eu lembro disso? Mesmo assim, vou escrever sobre o tanto de gente com quem falei e com quem andei aprontando coisas.

Pra começar, passei um bom tempo no estande da Odery (que estava muito legal, os novos acabamentos estão ótimos!) e conversei com um monte de gente por lá. Um dos primeiros foi a lenda Gel Fernandes. Ele viu os pratos UFIP e disse que acredita ter sido o primeiro a trazer um daqueles pratos pro Brasil, comprado em Nova York nos anos 80.

Outro que passou por lá foi Beto Preah, que me entregou seu novo trabalho, o CD "Yanomame". Quase conseguimos gravar uma matéria! Ah, essa semana de feira... O novo CD é muito interessante pros bateristas que gostam da música brasileira, e Beto timbra seu instrumento muito bem.

Fui jurado em uma das etapas do Batalha de Bateras, que rolou no estande da Orion. Junto comigo, estiveram Fábio Schneider e Amilcar Christófaro. Nos espantamos com o nível dos participantes. Sem brincadeira: assisti um jovem de uns dez anos deidade e, ao fim de sua apresentação, meu único comentário foi "Meu Deus, ele já toca mais do que eu!".

Ainda no estande da Orion, e pra desespero da Laura, gastei um tempo conversando com Chico Medori (que é um tipo off-line, mas foi um dos grandes músicos de estúdio dos anos 70 e 80, tocou no Medusa e é parte da nossa história) e Alex Paulista (da banda Brasil Papaya)

O Fábio Schneider também me manteve em contato com o pessoal do estande da C.Ibañez, que estava uma verdadeira festa gaúcha. Só faltava uma cuia de chimarrão rodando. Por ali passaram Luke Faro, que me entregou o CD do grupo Xquinas, que sairá em breve em DVD, e tive bastante tempo pra conversar com Jean Montelli. O que temos em comum? O fato de que ambos achamos Pat Torpey um batera absurdo!

O clã Montenegro também esteve por lá. Conversei com o Zé Montenegro, e estamos armando uma matéria com ele pra breve. Aguardem, vai ser uma aventura e tanto! E tive o prazer de conhecr um sobrinho do Zé, Marcelo Montenegro, que esteve fora do Brasil mostrando nossa música e agora está de volta e com tudo.

Também estive num evento paralelo à feira com Alexandre Aposan (Oficina G3) e Rodrigo Oliveira (Korzus), para o lançamento da linha de baterias da Prime Music e a mostra dos pratos Meinl, que eles trazem novamente ao Brasil.

Também tive o gosto de encontrar Christiano Rocha e Vlad Rocha, fazendo o trabalho de que mais gostam pelos corredores da feira. Espero que tenham se divertido! lol!

Isso sem contar todo aquele pessoal que encontramos pelos corredores da feira e nem sempre temos o tempo de conversar. E a lista é grande: Nina Pará, Elóy Casagrande, Paulo Zinner, Jorge Anielo, Mauro Tarakdian, Fabiano Manhas... Ah, eu vou esquecer alguém, então é melhor parar!

domingo, 4 de outubro de 2009

Edgard Silva Bueno e sua tabla

Esta quinzena no www.OBaterista.com:

A tabla sedutora de Edgard Silva Bueno, que mostra um pouco da música indiana e sua matematicidade transcendente.

Rodrigo Thurler, batera que não desvia de trabalho nenhum, fala de ser sideman nos nossos dias, seus trabalhos e desafios.

Pércio Sápia e Janete D'Alonso seguem com suas Aulas sobre adr Aulas, falando sobre o uso da tolerância em sala de aula.

No Aprenda Isso, Cristiano Lucas mostra mais idéias pra frasear e desenvolver independência, e Daniel Oliveira analisa e aplica o 7 Stroke Roll Invertido.

Imperdível!

Orkut - MySpace - Twitter