quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!

Nós do site OBaterista.com queremos desejar a todos os amigos, visitantes, anunciantes e parceiros um Feliz Ano Novo, e que 2010 venha cheio de alegria, saúde, paz e muita música! E, pra comemorar a chegada do novo ano, aqui vai simplesmente o melhor solo de bateria de todos os tempos!



Cortesia de Cristiano Lucas.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal

"Nesses dias andei refletindo sobre esse mistério de um Deus que se faz menino para dizer que a única coisa importante é nos amarmos uns aos outros: é por demais 'prosaico' para nossa compreensão… Daí a necessidade de enfeitar o Natal com 'magia', personagens mitológicos (também sou Klaus), luzes e tudo o mais. Paira no ar um apelo a que nos voltemos à simplicidade, à essencialidade do Natal: que cultivemos nossas relações baseados no amor mútuo! Será esse amor a 'manjedoura' para acolher o Menino Jesus. E assim 2010 será um ano vivido na plenitude!"

Klaus Brüschke
Editor da revista Cidade Nova

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Canastra - ZFG MOB

Este CD é simplesmente fantástico. Vou me esforçar aqui, puxar na memória, lembrar de coisas muito legais que ouvi pelo ano (até agora - a pilha de CDs pra resenhar ainda está aqui), mas é bem difícil alguma delas ser tão legal quanto este CD. O álbum é uma produção em trio: o baterista Mario Fabre, o baixista Fábio Zaganin e o guitarrista Edu Gomes se juntaram pra fazer um trabalho de rock instrumental. O conceito foi muito legal: cada um deles compôs quatro músicas, e arranjaram tudo juntos. E saíram coisas incríveis! O disco abre com três faixas matadoras. "Drama", de Zaganin, coloca toda tensão do trabalho em evidência. Pressão, pegada rock'n'roll, passagens técnicas, está tudo nela. Em seguida, "Casca", de Fabre, um 6/8 intenso, cheio de notas e "cascudo". A terceira faixa é a mais bela do trabalho, "Ventura", de Gomes. Que tema! Me lembra viagem de carro, com o vento no rosto e a cabeça nas núvens. Aliás, as composições de Edu Gomes são todas muito bonitas, e ele gosta de coloca o Mario pra solar. Apesar disso, a mais bela composição do álbum é "Brisa", de Fabre. O tema é lindo, as soluções baterísticas de Mario impressionam pela beleza e musicalidade, e o solo de bateria (numa balada!) mostra o quão melodiosa a bateria pode soar. Há músicas que puxam mais pro jazz, como "Pantaloon", de Zaganin, há passagens mais fusion, como "Maxixe Blues", de Fabre, e há o mais belo rock'n'roll, como "Caminhando", de Gomes. Mas tudo é muito musical.

Clique aqui e ouça.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sérgio Machado toca com Gabriel Grossi

O gaitista Gabriel Grossi toca nesta terça, 22/12, no SESC Paulista, às 19h, acompanhado de Guilherme Ribeiro nos teclados e Sérgio Machado na bateria. O show é parte do Instrumental SESC Brasil, e o tro ainda convida Mauricio Einhorn (olha a importância), lenda viva da gaita brasileira. E, como se tudo isso não fosse suficiente, o show é de graça.

Bom de ver!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pra esquecer das coisas úteis

Este é o nome do álbum do pianista Fábio Torres, que será lançado hoje (18) e amanhã (19/12) no SESC Av. Paulista, às 21h. A lista de músicos participantes é grande e impressionante: pra começar, o baterista é simplesmente Edu Ribeiro! E a lista segue com Heloísa Torres Meirelles (cello), Paulo Paulelli (baixo), Vinícius Dorin (sax e flauta) e Rodrigo y Castro (flauta). E há participações especiais: dia 18 são convidadas Tatiana Parra e Luciana Alves, e dia 19 Fabiana Cozza, Chico Pinheiro e Luciana Alves.

Isso é boa música!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Azael Rodrigues e Marco Minnemann

Não, eles não estão tocando juntos. Só estão juntos nessa chamada. Mas você pode ver o Azael Rodrigues soltando o verbo no Papo de Batera, falando de sua carreira - que inclui o Divina Increnca, o Premê, Cesar Camargo Mariano e Arrigo Barnabé -, do que está trabalhando hoje e mostrando sua composição "África".











E se divertir com as loucuras de Marco Minnemann no Preto no Branco. É a transcrição da entrevista que ele me deu na banheira do camarim do Via Funchal, na noite em que tocou com o Kreator. Comprometedor, hein? Olha a cara de safado dele.

Um monte de coisas acontecem hoje

Ah, as quintas-feiras... Esta, por exemplo, tem um monte de coisas acontecendo.

A primeira delas é o Encontro de Bateras de Dezembro, no Hangar 110 (R. Rodolfo Miranda, 110). Pro último do ano ser especial, vai rolar também a exposição Pratarte. Vários artistas plásticos de vanguarda foram convidados a fazer arte em cima de pratos Orion, e o resultado vai estar exposto no salão onde acontece o Encontro. E a entrada é franca e honesta!















E vai acontecer também a gravação do DVD Dan Nakagawa convida Ney Matogrosso, com o grande Rogério Bastos na bateria. Acontece hoje, às 22h, no Studio SP (R. Augusta, 591), com ingressos a R$30. É um trabalho novo, interessante e que dá novos ares à música pop. E há Ney Matogrosso, que é auto-explicativo.

E há também o lançamento do CD "Ubida", de Filó Machado. Este acontece no teatro do SESC Pompéia (R. Clália, 93), às 21h. E o baterista é Sérgio Machado. Este é um show muito elegante, vale cada minuto!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Gavin Harrison

Isto aqui estragou meu dia:



Gavin Harrison é o baterista do Porcupine Tree, já tocou no King Crimson, com Eros Ramazzotti, Iggy Pop, Incognito e Paul Young, só pra citar alguns, e substituiu Mike Portnoy no último disco do Office of Strategic Influence (OSI - projeto paralelo do guitarrista do Fates Warning, Jim Matheos, e do ex-tecladista do Dream Theater, Kevin Moore).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Shows de sábado

Neste sábado, 12/12, Mario Fabre bota pra quebrar com o Faíska Trio (com Faíska na guitarra, é claro, e Ximba Uchyama no baixo). Será no auditório do EM&T (Av. Eng. George Corbisier, 100, São Paulo), às 17h.

E o octeto Intergalize toca seu funk dançante no Espaço Urucum (R. Belmiro Braga, 37, São Paulo), com abertura do Ambulantes. O Intergalize tem na bateria um dos mais jazzy bateristas da nova geração, Pedro Prado.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TrincadiCabum no CCSP

O trio de baterias TrincadiCabum (Leandro Lui, Alê Damasceno e Nelton Essi) toca nesta quinta (10/12, às 12h) no Centro Cultural de São Paulo (no Metrô Vergueiro).

O grupo tem como objetivo a prática da música escrita para bateria no século XXI, valendo-se de materiais já existentes, obras inéditas, obras dedicadas a eles, algumas adaptadas e arranjadas para o grupo e obras de autoria própria. Buscam aproximar o gênero da música erudita à popular em um repertório camerístico também aberto à improvisação. O ponto de partida e inspirador foi a falta de material escrito para a bateria, tirando-a do papel de acompanhador coadjuvante para colocá-la no papel de solista principal, mesclando instrumentos de percussão que até então se encontravam em formações e estilos diferentes, como pandeiro de choro, vibrafone, congas e cuíca.

Ainda no dia 10/12, Alê Damasceno sai corendo pra tocar com o Aquilo Del Nisso no SESI Caraguatatuba às 20h.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Banda Metal Brasil em Florianópolis

A banda Metal Brasil, que conta com o baterista e percussionista Rodrigo Paiva, toca este sábado, dia 5/12, no SESC Prainha, em Florianópolis (SC), às 21h. O SESC Prainha fica na Travessa Syriaco Atherino, 100. A entrada é franca, mas é preciso retirar os ingressos na entrada do teatro. Mais informações pelos telefones (48) 3229-2208 ou 3229-2209.

Praqueles que quiserem ouvir uma palhinha do som, é só clicar aqui.

Alexandre Aposan faz Masterclass em Curitiba

Dia 8/12 o baterista Alexandre Aposan (Oficina G3) estará em Curitiba para ministrar uma masterclass na Praticum Ensino de Bateria (Pça. Tiradentes, 258, cj. 4, Centro). Para mais informações e inscrições, ligue (41) 3078-7598 ou escreva para praticum@praticum.net. As vagas são limitadas.

Dia Percussivo na Paraíba

A segunda edição do Dia Percussivo acontece em 8/12, às 9h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura & Artes, na capital da Paraíba, João Pessoa. A entrada é a doação de 1Kg de alimento não perecível.

O evento é uma promoção do Blog Paraíba Percussiva, com apoio da EMAN, FUNJOPE, UFPB (CCHLA/DeMús/PPGM), Editora UFPB, Projeto Atitude Cultural, Subsecretaria de Cultura da Paraíba, SINTESPB, SEBRAE-PB, SINDIFISCO e AFRAFEP.

Os organizadores do evento, Wênia Xavier e George Glauber, disseram: “Nosso objetivo é reunir percussionistas e bateristas numa mostra artística e acadêmica para troca de informações, além de um espaço que possa divulgar a produção da área no Estado, em suas múltiplas possibilidades de atuação, visto que é de caráter cultural e educativo”.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Shows!

Sexta, dia 4/12, aqui em São Paulo, no Teatro da Villa (R. Jericó, 256), o Matuto Moderno apresenta o show de seu CD Empreitada Perigosa (que está na nossa pilha de resenhas). Na bateria, Ricardo Berti, e na percussão, Mingo Jacob. Ambos já passaram pela nossa tela e vale a pena conferir!

Também na sexta, mas em Santos (SP), Alê Damasceno e o Aquilo Del Nisso se apresentam no SESI, às 20h. No domigno, de volta a São Paulo, Alê acompanha a cantora Ana Paula Lopes no Tom Jazz às 21:30.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novo DVD de Aquiles Priester

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, Aquiles Priester esteve no Estúdio da Faculdade Cantareira, em São Paulo, para gravar seu novo DVD educacional. E foi mais fundo que em seus DVDs anteriores. Segue algumas fotos do making of:









A máquina.















Best sit in the house.















O processo é longo...















...Mas o barato é louco. Aquiles e a equipe de gravação.















O próprio Aquiles conta: "O material foi captado em 6 câmeras Full HD e dessa vez além da execução de músicas, eu também fiz um apanhado geral dos exercícios que estudei para desenvolver o meu estilo".

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

André Jung faz workshop em BH

O baterista André Jung (Urban Totem, IRA!) faz workshop dia 2/12, às 19h, na Loja Serenata, em Belo Horizonte (Av. Olegário Maciel, 151, Centro). Ele apresentará a linha de baterias profissionais Vision.

Tom Arey no OBaterista.com

- Tom Arey veio ao Brasil tocar com Celso Pixinga e quebrou tudo.
- Mike Maeda e os desafios da música independente.
- O Encontro de Bateras cresce e aparece.
- Leandro Maciel analisa clássicos do R&B.
- Bruno Balan mostra idéias vindas do pop africano.

Clica e vai!

Orkut - MySpace - Twitter