quarta-feira, 21 de julho de 2010

Memória da Bateria Brasileira

Um baterista chamado Thiago Carbonari entrou em contato comigo hoje à tarde. Ele está fazendo uma pesquisa muito interessante, pra criar algo como uma "árvore genealógica"da bateria brasileira. Divulgo aqui a mensagem dele, explicando o projeto, e acho que seria muito interessante se todos pudéssemos responder ao questionário.

"Este projeto consiste em resgatar a memória dos bateristas brasileiros. Neste primeiro passo da minha pesquisa estou levantando quem são os principais bateristas brasileiros e a que geração eles pertencem. A segunda fase consiste em selecionar os mais influentes (na verdade, não existe muito isso, pois todos os que forem citados na primeira parte da pesquisa serão considerados influentes, mas preciso selecionar alguns) e fazer uma análise de estilo. Pretendo com esse material fazer um blog (inicialmente, espero que possa virar site) e deixar registrada a memória da bateria brasileira. Procurei material relacionado a este assunto e não achei muita coisa, principalmente sobre a primeira geração (Luciano Perrone e Walfrido Silva são os mais comentados). Outro ponto é identificar as gerações de bateristas e deixar claras as suas influências para o instrumento.
Através deste questionário criarei uma "árvore genealógica" da bateria brasileira. Ligando quem influenciou e quem foi influenciado por quem, quem estudou e quem deu aula pra quem, e assim poder ter uma visão de quem são os bateristas mais influentes".

Faltam estudos sobre as raízes da nossa música, e a iniciativa do Thiago é muito legal! Parabéns!

Nenhum comentário: