terça-feira, 21 de setembro de 2010

Power-Trios

Eu posso estar errado - sempre há essa possibilidade -, mas me parece queo rock está renovando sua força e aquela tradição do power-trio retoma a dianteira. Aquele rock que aprendemos a gostar, que é nossa referência, tem tantos power-trios fantásticos (a lista é imensa, mas pela minha cabeça passam os incontestes Rush e Cream) que muitas vezes me pergunto se é realmente necessário ter mais que três sujeitos tocando juntos pra se fazer bom rock.

Essa constatação vem de duas bandas que lançaram trabalhos recentemente e me impressionaram pela qualidade do rock que estão fazendo. E as duas tocam essa semana, aqui em São Paulo.



Das Fossem
O power-trio Das Fossem surgiu da parceria entre o compositor e multi-instrumentista Leo Loebenberg (vocal, baixo e teclado), o guitarrista e produtor fonográfico Mauricio Cajueiro e o baterista e percussionista Daniel Gohn. O resultado desta união é o lançamento do CD, auto-intitulado, que traz uma sonoridade versátil e abrangente, uma nova forma de enxergar a música pesada. Olhando para o futuro mas com um pé no passado, o trio utilizou suas variadas referências de Rock Clássico, Hard Rock, Blues, Heavy Metal e Prog a seu favor. É pesado e encrencado, sem deixar de ser divertido. Como deve ser o bom e velho.

Eles lançam o álbum nesta quarta, 22/9, no Na Mata Café (R. da Mata, 70), às 23:30. Informações: (11) 3079-0300.








SuperOverDrive
É um power-trio que reúne alguns dos mais renomados músicos do cenário nacional: o guitarrista Ricky Furlani, o baixista Andrés Zúñiga e o baterista André Gonzales. Após lançar dois bem conceituados discos instrumentais, Furlani imaginou um direcionamento diferente para o trabalho seguinte. Após muitas conversas com Gonzales e Zúñiga sobre temas universais profundos relacionados à condição humana, surgiu entre eles a idéia de canalizar estes conceitos e visões através de letras e músicas. O nome SuperOverDrive remete a um efeito de guitarra e também a um conceito muito discutido entre os três músicos em suas conversas: o "internal drive", ou a força interior que impulsiona as ações/reações do homem em relação a tudo que o cerca. É pesado, encrencado e faz pensar. Como deve ser o bom e velho.

Eles lançam o álbum no sábado, 25/9, às 19h, no Music Hall da ExpoMusic (Expo Center Norte). Informações: (11) 2226-3100.

Nenhum comentário: