quarta-feira, 31 de março de 2010

Música de verdade

Ok, concordo, a piadinha é besta...
Mas a música não é!

Pércio Sápia está substituindo Rubinho Barsotti (que se recupera de uma cirurgia) no Zimbo Trio. Nesta quinta, 1/4, eles tocam de graça no Festival Instrumental que acontece no Museu da Casa Brasileira (Av. Brig. Faria Lima, 2705), a partir das 20h. E é de graça.

Um pouco mais tarde, Daniel Oliveira toca com o Blues on the Table no Syndikat Jazz Club (R. Moacir Piza, 64, São Paulo), a partir das 22:30.

sábado, 27 de março de 2010

Enquanto isso, na Modern Drummer

...acaba de ser publicada uma entrevista com este que vos fala, na edição de Abril de 2010, com Kiko Freitas na capa. Eles me perguntaram sobre a origem do site, como escolho os bateras que entrevisto, como faço as entrevistas e algumas opiniões que tenho sobre a música. Na verdade, é bastante coisa que costumo abordar neste blog e em minhas observações pelo site. Leiam, me parece divertido!






















Sim, é auto-promoção mesmo. E daí?

quarta-feira, 24 de março de 2010

Jazz Night em BH

O baterista e produtor Jimmy Duchowny apresenta sua Jazz Night no Automóvel Clube, em Belo Horizonte (MG), com uma atração a cada quinta-feira. A entrada é franca, apesar de se recomendar fazer reserva pelo telefone (31) 3222-5416. O Automóvel Clube fica na Av. Afonso Pena, 1394.

Amanhã, 25/3, o Jimmy Duchowny Quartet (Jimmy - bateria, Nik Payton - sax e clarinete, Enéas Xavier -piano, Milton Ramos - baixo acústico) toca standards clássicos do jazz.

Na próxima quinta, 1/4, Jimmy convida Mallu Magalhães, com o mesmo quarteto (Nik Payton - sax e clarinete, Enéas Xavier -piano, Milton Ramos - baixo acústico).

E em 8/4, Jimmy se apresenta em trio, com Nik Payton (sax e clarinete) e Enéas Xavier (piano e baixo acústico).

terça-feira, 23 de março de 2010

Mostra o Jazz Brasil

Em cima da hora, mas ainda vale: se não tinha nada pra fazer hoje, agora tem. O Lauro Lellis Quarteto toca no ciclo Mostra o Jazz Brasil, às 19h, na Caixa Cultural de São Paulo (Praça da Sé, 111), e a entrada é franca.

E logo depois, às 21h, tem banda Savana, a primeira e uma das mais relevcantes big bands brasileiras, com Celso de Almeida na bateria.

segunda-feira, 22 de março de 2010

luke + nicola + guss = trio instrumental

O power trio formado por Luke Faro, Nicola Spolidoro e Gustavo Ferreira toca composições próprias e clássicos do jazz hoje, às 21:30, no Paraphernalia Bar, em Porto Alegre (RS). Eles já tocaram juntos em outros projetos, como o grupo Caixa Preta, e iniciam uma nova parceria, com uma proposta de música orgânica.

O conceito parte da idéia de que a música tem vida própria, transcende arranjos e performances. Cada execução torna-se um momento único na medida em que elementos rítmicos e harmônicos se modificam conforme as circunstâncias. A essência mutável de uma música pode gerar múltiplas sensações, tanto para quem toca quanto para quem ouve.

domingo, 21 de março de 2010

Hangar divulga datas da “The Infallible Tour”

A Hangar, com Aquiles Priester na bateria, divulgada datas de shows e workshops da turnê do disco "Infallible", a partir de 1/4. A banda escolheu começar por Porto Alegre (RS) para comemorar o momento importante com os fãs gaúchos. Será o primeiro em que eles usarão todo o equipamento para os shows, e a primeira vez que usarão o tour bus personalizado, e querem dividir a alegria com os fãs gaúchos, que sempre receberam a banda muito bem nos quase 13 anos de atividade.

Além das primeiras datas em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em maio a banda toca na Virada Cultural, na cidade de Caraguatatuba (SP), ao lado do Sepultura, e depois segue a turnê pelo Sudeste do Brasil. Em breve mais datas serão anunciadas.

01/04 – Porto Alegre (RS) - Revolution Pub (ex-Croco)
02/04 – Ijuí (RS) - Teatro do SESC
04/04 – Porto Alegre (RS) - Workshow de Aquiles Priester
06/04 – Porto Alegre (RS) - Workshop de Fábio Laguna
10/04 – Brusque (SC) - Grau Casa de Eventos
17/04 – Criciúma (SC)
18/04 – São José dos Pinhas (PR) – Workshop Aquiles Priester

Contatos para shows: contact@hangar.mus.br

sábado, 20 de março de 2010

Diafanes faz turnê nos EUA

A banda Diafanes, com Rafael Tortola na bateria, faz turnê pelos EUA entre março e abril, com repertório concentrado no segundo CD da banda, "Obviously Clear", e mais algumas surpresas, como uma versão para "Sakura", música tradicional japonesa, e também "Deus lhe pague", de Chico Buarque. A turnê passará pelos estados de Minnesota, Illinois, Kentucky, Carolinado Sul, Carolina do Norte, Washington, Pennsylvania, Nova York, Michigan e Wisconsin. Se você estiver por lá e quiser ver um bom show de rock alternativa brasileiro quebrando tudo mundo afora, esteja convidado.

Micuel Leme Trio hoje!

Esse é pra agora: Michel Leme Trio no Bar DuJuZé hoje, 20/3, a partir das 21h. É Michel Leme na guitarra, Robson Passos no baixo e Abner Paul na bateria. Muito jazz, muito improviso, um tremendo som. Vale a pena! O Bar DuJuZé fina na R. Itapicuru, 887, em Perdizes (São Paulo). Informações: (11) 3871-9113.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Brazilian Jazz em São Paulo

O Brazilian Jazz é um grupo que toca o melhor da música instrumental: muito jazz, bossa nova, choro, MPB e pop, sempre improvisando e misturando, com uma pegada moderna mas preservando raízes musicais. O grupo é formado pelos guitarristas Willie Daniel e Demma K, o baixista Marcelo Rocha e o baterista Thiago Costa. O Brazilian Jazz se apresenta todos os domingos às 15h na Praça dos Omaguás em frente a FNAC, um dos locais mais simpáticos da capital paulistana, e é só chegar e ouvir.

Pra saber como a coisa rola, é só checar este vídeo:

quinta-feira, 18 de março de 2010

Datas do Julio Bittencourt Trio

Julio Bittencourt e seu trio fazem vários shows este mês, no Rio, em São Paulo, Niterói e Penedo. Pra mais detalhes, acesse o MySpace do trio.

O grupo foi idealizado pelo baterista Julio Bittencourt que, junto com o guitarrista Luciano Bittencourt e o baixista Benjamin "BJ", olham para o jazz de maneira moderna, influenciados pela vanguarda do estilo. Seu mais recente álbum, "Carnaval Moderno", faz releituras de antgas marchas de carnaval através do olhar jazzístico próprio do trio.


Spotlight com Daniel Oliveira

Daniel Oliveira acaba de ser entrevistado no site da Hudson Music. É na seção Teacher Spotlight of the Month do site, que mostra o trabalho de professores pelo mundo, sua maneira de ensinar, um pouco de suas idéias sobre música e arte. A entrevista está em inglês e vale a leitura. Clica e vai.

terça-feira, 16 de março de 2010

Gabriel Martins no OBaterista.com

Quando participou do Batukinha 2003, Gabriel Martins não imaginava o universo que a bateria poderia lhe abrir.
Argentino radicado no Brasil, Roberto Rutigliano estuda a sonoridade africana própria da nossa terra e solidifica sua identidade musical.
Alaor Neves mostra mais grooves com abordagens diferentes na condução, e Nenê dos Santos mostra o desenvolvimento de seu trabalho no Teatro Mágico.

Clica lá!

www.OBaterista.com Aqui o Baterista fala de verdade.

Orkut - MySpace - Twitter

domingo, 14 de março de 2010

Teachers Trio em Porto Alegre

Nesta segunda, 15/3, o Paraphernália Bar, em Porto Alegre (RS), apresenta o programa Jazz à Beça, com o Teachers Trio, formado por Luke Faro na bateria, Ayrton Zettermann no baixo e Jefferson Marx na guitarra. O trio toca composições prórpias e releituras de grandes standarts da música instrumental. Ingressos a R$10. Reservas e informações pelo (51) 3221-5225.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Mais pra sábado!

E pra todos os gostos:

Pros headbangers e chegados a som pesado no Norte do país, neste sábado (13) Amilcar Christófaro e o Torture Squad tocam em Manaus (AM), no Nostalgia Music Hall. A banda segue divulgando o álbum "Hellbound" e promete um setlist matador.

Já pra quem quer uma coisa mais tranquila, aqui em São Paulo, a Orquestra Sinfônica de Santo André se apresenta no Teatro Municipal de Santo André, no sábado (13) e domingo (14), às 20h. No programa, obras de Richard Wagner, Robert Schumann e Ludwig van Beethoven. O solista é o pianista Eduardo Monteiro, e a regência é do maestro Carlos Moreno. O percussionista da orquestra é o também baterista Leandro Lui. A entrada é franca, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Neste sábado!

Muita coisa interessante rolando neste sábado, 13/3. Toma nota:

Pércio Sápia toca com o Rudy Arnaut Quarteto no Ao Vivo Music Bar, às 20:30. Completam o quarteto o pianista Marinho Boffa e o baixista Evaldo Guedes.

Daniel Oliveira faz workshop em Brasília (DF). O endereço é: cnb 04, lote 10, 1°andar, Taguatinga Norte (DF). Começa às 16h e a entrada é de R$15,00. Para mais informações, clique aqui.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Torture Squad finaliza o novo "Aequilibrium"

A banda Torture Squad, com Amilcar Christófaro na bateria, acaba de finalizar o novo álbum "Aequilibrium". Foi gravado, mixado e masterizado por Brendan Duffey e Adriano Daga no Norcal Studios, em São Paulo.

“O resultado do trabalho ficou do jeito que imaginávamos, pesado e definido. Conseguimos passar todas as nossas idéias para o álbum e, com a ajuda do Brendan e do Adriano, elas ficaram bem nítidas", diz o baixista Castor.

"Aequilibrium" é o sexto álbum de estúdio da banda e será lançado na América do sul, EUA e Europa no início do segundo semestre, pela Wacken Records.

Shows!

Shows de alta qualidade!

Nelton Essi toca com a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo no SESC Pinheiros, às 21h. O programa “Sobre Miles Davis e Gil Evans”, com regência do Maestro J. M. Galindo, apresenta, além de composições de Miles e Evans, outras de Ron Carter, Waine Shorter, David Liebman e Kurt Weil, entre outros. Coisa fina!

Alê Damasceno tem agenda cheia nos próximos dias. Hoje, ele toca com o quarteto Carangola (Luiz Claudio e Marcelo Gesuino nas guitarras e Rafael Abdala no baixo), às 20h, no Ao Vivo Music Bar.

E toca com o Aquilo Del Nisso em dois shows nas unidades do SESC. Amanhã (11/3) em S. J. Rio Preto, às 20:30, no Teatro (inteira R$8, meia R$4, usuários do SESC R$2). Depois de amanhã (12/3) em Bauru, às 20, na Área de Convivência, com entrada franca.

terça-feira, 9 de março de 2010

Pegue esse groove - 4

Olha lá o Gerson quebrando tudo: dessa vez, uma análise muito legal de "Live Again", músicado Sevendust, com Morgan Rose na bateria. Muito bem mandada!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nelton Essi toca com Cindy Borgani

Amanhã, sábado, 6/3, o batera Nelton Essi toca com Cindy Borgani no Ao Vivo Music (R. Inhambu, 229, São Paulo). Cindy é cantora e professora, doutora em técnica vocal e improvisação, é professora de canto da Faculdade Musical Souza Lima & Berklee, em São Paulo. Ela já cantou no grupo Whim'n Rhythm e ao lado de Stan Getz.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Lael Medina faz pré-lançamento

O baterista Lael Medina está com seu primeiro trabalho solo "Mundo Brasileiro" pronto e faz pré-lançamento do álbum hoje, na comedoria do SESC Paulista, às 19h. Hoje ele toca acompanhado do pianista Marcio Roldan e do baixista Airton Fernandes.

A entrada é franca.

E dia 11/3 tem mais um.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cats

Ontem recebi um convite do Leandro Lui e fui assistir à pré-estréia do musical Cats, no Teatro Abril, em São Paulo. O espaço é muito bonito, o som é bom, e a produção é caprichada. Devo confessar que sinto falta de um enredo quando se trata de uma história, ou no mínimo de algo linear, e esse é o ponto que me pega com a peça: não há uma história. O espetáculo é formado por vários quadros de música e dança. Há um esboço de enredo no fato de haver uma celebração em torno da lua que culmina com a escolha de um gato que irá renascer. Mas isso, repito, não é o foco. O foco está na dança e na música.


Há uma relação muito interessante entre os nomes e os gatos, suas posturas e atitudes, mas essa já é uma conversa muito semiótica, não vamos entrar nela aqui. O mais importante é a música e, pra nós, a bateria.


Se alguém tem espaço pra brilhar nos espetáculos, esse é o baterista. A peça toda é muito percursiva, por que dançante, e a bateria assume a frente em muitos momentos. E Leandro Lui não perdoa: dá-lhe fraseado, solta suas bombas, mas sempre muito musical. Ele suinga quando precisa e é também bastante sutil (o quadro do velho gato do teatro é ótimo, inclusive por que o ator - Fernando Patau - é um grande cantor), assim como é rítmico e energético (como no quadro do gato da Estação). Nas passagens interessantes ou climáticas, sempre há a pegada de Lui.


Os ingressos não são exatamnte baratos, mas vale a pena: a música é primororsa.

terça-feira, 2 de março de 2010

Leandro Lui no musical Cats

Leandro Lui estréia na bateria da temporada brasileira do musical "Cats", a peça que mais tempo ficou em cartaz na Broadway. As apresentações começam em 4/3, no Teatro Abril (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 411 - SP). Os espetáculos acontecem às quintas e sextas às 21h, aos sábados às 17h e 21h, e aos domingos às 16h e 20h.

Aí na foto o set que Lui usa, de dentro do fosso do Teatro Abril.

Leandro Lui usa RMV Concept.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Andre Jung no OBaterista.com

Baterista de uma das indispensáveis do rock brasileiro, André Jung recomeça após o fim da banda e parte para outros caminhos, que incluem a reeducação e sua volta aos ritmos latinos.

Acácio Carvalho, depois do Dark Avenger e preparando novo material com o Vougan, mostra a foça do baterista brasileiro atuando em estúdio nos EUA.

Alaor Neves mostra grooves com abordagens diferentes na condução, e Nenê dos Santos mostra o desenvolvimento de seu trabalho no Teatro Mágico.