sexta-feira, 23 de julho de 2010

Batuka! 2010

Já veio e já foi, mas foi divertido. Principalmente por que quem tocou, tinha que ter estado lá e quebrado tudo mesmo. E um destes é o grande amigo e parceiro Christiano Rocha. Ele até tocou o tema do site!





Obrigado, Christiano!

(Não estive lá, infelizmente. Sou o felizardo pai de um casal de gêmeos, tenho fraldas e mamadeiras com que lidar!)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Memória da Bateria Brasileira

Um baterista chamado Thiago Carbonari entrou em contato comigo hoje à tarde. Ele está fazendo uma pesquisa muito interessante, pra criar algo como uma "árvore genealógica"da bateria brasileira. Divulgo aqui a mensagem dele, explicando o projeto, e acho que seria muito interessante se todos pudéssemos responder ao questionário.

"Este projeto consiste em resgatar a memória dos bateristas brasileiros. Neste primeiro passo da minha pesquisa estou levantando quem são os principais bateristas brasileiros e a que geração eles pertencem. A segunda fase consiste em selecionar os mais influentes (na verdade, não existe muito isso, pois todos os que forem citados na primeira parte da pesquisa serão considerados influentes, mas preciso selecionar alguns) e fazer uma análise de estilo. Pretendo com esse material fazer um blog (inicialmente, espero que possa virar site) e deixar registrada a memória da bateria brasileira. Procurei material relacionado a este assunto e não achei muita coisa, principalmente sobre a primeira geração (Luciano Perrone e Walfrido Silva são os mais comentados). Outro ponto é identificar as gerações de bateristas e deixar claras as suas influências para o instrumento.
Através deste questionário criarei uma "árvore genealógica" da bateria brasileira. Ligando quem influenciou e quem foi influenciado por quem, quem estudou e quem deu aula pra quem, e assim poder ter uma visão de quem são os bateristas mais influentes".

Faltam estudos sobre as raízes da nossa música, e a iniciativa do Thiago é muito legal! Parabéns!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Aulas de bateria

Ter aulas com um bom professor costuma ser um tanto caro, não é? Mas lembrem-se: estamos num país percussivo, e a bateria entrou para a nossa cultura em tal nível que, em muitos municípios, é possível encontrar aulas nos programas culturais.

E é isso o que acontece em São Bernardo do Campo (SP). Os bateristas Alexandre Damasceno, Leandro Lui, Marcelo Borbatti e Rodrigo Mardegan lecionam para os níveis intermediário e avançado nas Oficinas Culturais do município. As aulas acontecem no Teatro Martins Pena (Pça. Marques de Alegrete, 44). Para mais informações e matrículas, ligue (11) 4123-7891. As vagas são limitadas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Minute Left Quartet

Um minuto de prazer voa, já um minuto de espera parece eterno. É o que pode acontecer quando quatro músicos com larga experiência no cenário musical gaúcho se reúnem pela primeira vez para cultuar a arte da música instrumental. Nico Bueno (baixo), Luke Faro (bateria), Luis Mauro Filho (teclados) e Nicola Spolidoro (guitarra) têm o desafio de transformar aquele minuto de inspiração em um show de 120 minutos com grandes temas do jazz mundial.

Hoje, no Paraphernália Bar (em Porto Alegre), a partir das 21:30.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nelson Ned Jr. no OBaterista.com

=> A concepção artística é a guia de Nelson Ned Jr. Sua música é ao mesmo tempo visceral e complexa, intuitiva e instigante.
=> Mike Maeda continua sua análise de levadas do drum'n'bass.
=> Éder Medeiros: desafios pra quem gosta de independência.
=> COLUNA NOVA: André Gonzales pensa sobre os conceitos da bateria: desta vez o tempo e seus ciclos estão na pauta.

www.OBaterista.com
Aqui o Baterista fala de verdade.

Orkut - MySpace - Twitter

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Xande Tamietti e a banda Preto Massa tocam hoje, dia 15/7, no Studio Bar, em Belo Horizonte (MG), apresentando o trabalho autoral da banda. Junto com Xande, compõem o Preto Massa o guitarrista Egler Bruno, o baixista Thiago Correa e o vocalista Alexandre Massau (Cidade Negra). Na mesma noite haverão também apresentações especiais de Knobia, Pedro Morais e Bauxita.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pocket show do Korzus HOJE

É, eu sei que está em cima da hora, mas ainda assim segue a notícia: o Korzus, com Rodrigo Oliveira na bateria, será a primeira banda de metal a fazer um pocket show no auditório da Livraria Cultura do shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo, hoje (14/7), às 19:30 (eu disse que estou divulgando em cima da hora, não disse?).

O show divulga o novo álbum "Discipline of Hate" (AFM Records), e na sequencia rola uma seção de autógrafos e bate-papo com os fãs no mesmo auditório. Mais informações aqui.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Este velho sessentão, muito louco, com sua jaqueta de couro e calça jeans rasgada, montando sua moto e fazendo barulho estrada afora é a porta de entrada de muitos de nós, bateristas, no mundo da música. E foi graças ao rock*, esse velho safado e meio caduco, que a bateria atingiu o nível que a vemos hoje, desenvolveu técnicas, avançou com a musicalidade e, principalmente, trouxe o baterista pra frente do palco. Então precisamos agradecer demais ao velho rock'n'roll!

Pra comemorar, nada como uma noitada com os melhores do bom e velho, não é? Pois muito bem, a Paulo Zinner Rockestra (com Fernando Piu na guitarra, Daniel Latorre no Hammond, Rodrigo Mantovani no baixo, Jenifer Pauzner na voz e o Vampiro "himself" na bateria) toca hoje no Rhino Pub (R. Cotovia, 99, em São Paulo), a partir das 21h.

Uma pitadinha do que Zinner pode fazer, e tocando com uma lenda do rock: Ian Paice!





* = Quero ver quem vai dizer nos comentários que começou a tocar bateria por que viu o Ed Thigpen fazendo um acompanhamento maravilhoso com as vassourinhas!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Conversa com Marco da Costa

Conversar com Marco da Costa é sempre um momento de muito alto astral. Eu tive esse prazer agora a pouco e, entre outras coisas, ele me disse que tocará nos shows de relançamento das gravações de Itamar Assumpção, gênio marginal da música independente brasileira, que acontecerão em 4/9, pelo SESC. Coisa fina, aquela boa união de samba com rock, caldo urbano tão atual. E Marquinho lá atrás, arrebentando tudo. E com certeza ele mostrará mais disso no site, em breve!

Aliás, é bom observar que nessa mesma leva estão saindo também os CDs que Itamar gravou com as Orquídeas do Brasil, banda formada só por mulheres e que incluia Simone Sou na formação.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Thomas Lang no Brasil

Ele vem em setembro pra se apresentar na ExpoMusic e fazer uma turnê de workshops. Olha ele aí falando do assunto.



E OBaterista.com está nessa!

SouKast no OBaterista.com

=> A experiência de Simone Sou e Guilherme Kastrup com a moderna MPB os levaram a compor música com percussão, ritmo, brasilidade e peças inusitadas. Isso é o SouKast.
=> Com hardcore na veia, energia no palco e idealismo nas mensagens, Eduardo Sasaki voltou da segunda turnê pela Europa com o Questions.
=> Por que a música saiu do curriculo escolar? Quem questiona é Alaor Neves.
=> Mike Maeda faz análises do drum'n'bass.
=> Éder Medeiros arranja encrenca pra quem gosta de independência.
=> COLUNA NOVA: André Gonzales pensa sobre os conceitos da bateria.


www.OBaterista.com
Aqui o Baterista fala de verdade.
Orkut - MySpace - Twitter - Blog