quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Som hoje!

E aí, povo? Sentiram minha falta?
Sentindo falta de macho agora? Pára com isso...

Pra esquecer esse deslize da parte de vocês, vamos ao som! Hoje de noite tem Rodrigo Digão Trio no Teta Jazz Bar (R. Cardeal Arcoverde, 1265, São Paulo), com Rodrigo "Digão" Bráz na bateria, César Roversi no clarinete e Fernando Corrêa na guitarra. No repertório, standarts da música brasileira e do jazz, sob a leitura especial deste baterista cheio de alma!

Aliás, mais de Digão aqui.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Uma pequena pausa

É isso aí, vai rolar uma pequena pausa. Alguns dias longe de computadores, de twitters, de celulares, de barulho... Mas um par de baquetas e um metrônomo nunca são dispensáveis, já estão na mala. Os motivos pra essa paradinha são dois, são lindos e chamam-se Mariana e Pedro. Neste fim de semana vamos batizá-los e aproveitar uns dias a mais pelo interior.

Logo estaremos de volta à nossa programação normal. Limpa esse paradiddle aí que a espera não é tão longa!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Power-Trios

Eu posso estar errado - sempre há essa possibilidade -, mas me parece queo rock está renovando sua força e aquela tradição do power-trio retoma a dianteira. Aquele rock que aprendemos a gostar, que é nossa referência, tem tantos power-trios fantásticos (a lista é imensa, mas pela minha cabeça passam os incontestes Rush e Cream) que muitas vezes me pergunto se é realmente necessário ter mais que três sujeitos tocando juntos pra se fazer bom rock.

Essa constatação vem de duas bandas que lançaram trabalhos recentemente e me impressionaram pela qualidade do rock que estão fazendo. E as duas tocam essa semana, aqui em São Paulo.



Das Fossem
O power-trio Das Fossem surgiu da parceria entre o compositor e multi-instrumentista Leo Loebenberg (vocal, baixo e teclado), o guitarrista e produtor fonográfico Mauricio Cajueiro e o baterista e percussionista Daniel Gohn. O resultado desta união é o lançamento do CD, auto-intitulado, que traz uma sonoridade versátil e abrangente, uma nova forma de enxergar a música pesada. Olhando para o futuro mas com um pé no passado, o trio utilizou suas variadas referências de Rock Clássico, Hard Rock, Blues, Heavy Metal e Prog a seu favor. É pesado e encrencado, sem deixar de ser divertido. Como deve ser o bom e velho.

Eles lançam o álbum nesta quarta, 22/9, no Na Mata Café (R. da Mata, 70), às 23:30. Informações: (11) 3079-0300.








SuperOverDrive
É um power-trio que reúne alguns dos mais renomados músicos do cenário nacional: o guitarrista Ricky Furlani, o baixista Andrés Zúñiga e o baterista André Gonzales. Após lançar dois bem conceituados discos instrumentais, Furlani imaginou um direcionamento diferente para o trabalho seguinte. Após muitas conversas com Gonzales e Zúñiga sobre temas universais profundos relacionados à condição humana, surgiu entre eles a idéia de canalizar estes conceitos e visões através de letras e músicas. O nome SuperOverDrive remete a um efeito de guitarra e também a um conceito muito discutido entre os três músicos em suas conversas: o "internal drive", ou a força interior que impulsiona as ações/reações do homem em relação a tudo que o cerca. É pesado, encrencado e faz pensar. Como deve ser o bom e velho.

Eles lançam o álbum no sábado, 25/9, às 19h, no Music Hall da ExpoMusic (Expo Center Norte). Informações: (11) 2226-3100.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ramon Montagner em Campinas


O baterista Ramon Montagner faz workshop este sábado, 18/9, em Campinas (SP), abordando o uso das vassourinhas na música brasileira e a incorporação do cajon ao set de bateria. Acontecerá na Drum Feel (Av. Ayrton Senna, 571), às 13h. A entrada é 1 Kg de alimento não perecível. Mais informações pelo telefone (19) 3294-0748, ou pelo blog da escola.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Shows!

Hoje, 14/9, André Gonzalez toca com o grupo Camará no Café Piu-Piu (R. 13 de Maio, 134, São Paulo). O show "Dois pra lá, dois pra cá" é bem dançante. No repertório, sambas, boleros, música nordestina e jazz, incluindo Chico Buarque, Luiz Gonzaga e The Beatles.

Na quinta, 16/9, a Banda Cara-de-Pau, com Leandro Maciel na bateria, quebra tudo pra comemorar a volta de João de Paula, vocalista original do grupo. O melhor do soul, funk e rhythm & blues de São Paulo. Será no Café Paon (R. Pavão, 950).

Sobre Ed Thigpen

Em janeiro de 2010 uma das lendas do jazz do século XX nos deixou. Era Ed Thigpen. Com as vassourinhas nas mãos, o homem era um arraso, inconteste. Sempre foram publicadas matérias a seu respeito, e um dos grandes "varredores" da nova geração da bateria brasileira, Nelton Essi, traduziu uma delas, a nota que saiu na Percussive Notes de agosto de 2002, assinada por Rick Mattingly. E Nelton acaba de nos avisar por e-mail que o texto completo em português está on line. Clique aqui pra ler. E olha uma palhinha do mestre Ed aqui.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Orlando Bolão, percussionista free-lancer, traz na bagagem grande conhecimento de ritmos baianos. Nesta quinta, dia 16/9, às 20h, ele ministra oficina no Centro Cultural Rio Verde (R. Belmiro Braga, 119, São Paulo). No programa, levadas tocadas pelos blocos afro baianos: samba-reggae e suas variações, o samba-duro e o pagode baiano, incluindo as bases rítmicas de Olodum, Timbalada, Ylê Ayê, Ara Ketu, Malê de Balê e Filhos de Gandhi. Os músicos terão à disposição timbaus, surdos, repiques, tarols, merenguitos e outros instrumentos para, revezando, experimentarem as vozes de todos os tambores.

Logo na sequência, Bolão apresenta seu show "Back 2 Bahia", com músicas de seu primeiro CD. O som passeia pelos ritmos afro-brasileiros e brinca com beats eletrônicos com a mesma liberdade e naturalidade com que seu criador passa de um instrumento de percussão para outro. Um novo enfoque aos ritmos ancestrais, com coragem - ou molecagem - para brincar com ícones do axé de maneira jazzística. "Back 2 Bahia" é uma volta à Bahia através de seus tambores e ritmos, com modernidade e doçura. Uma história contada e batucada.

Mais informações pelo telefone (11) 3459-5321 ou pelo e-mail eventos@centroculturalrioverde.com.br

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Masterclass com Xande Tamietti

O batera do Pato Fu Xande Tamietti faz workshop em Brasília (DF) neste sábado, 11/9, às 18:30. Será no Bateras Beat Brasília (W3 Sul 510 Bl. B Ent. 67). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria do Bateras Beat ou pelos telefones (61) 3242-8755 ou 3328-5544.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Alex Reis no Canadá

Que o Brasil é um celeiro de grandes músicos, não há dúvidas. Mas sempre faz um bem à alma saber que mais um deles conseguiu o merecido reconhecimento internacional. Dessa vez, o grande Alex Reis (que vinha tocando com Sá & Guarabira e Casa de Marimbondo) foi contratado para o espetáculo Dralion, montagem do Cirque Du Soleil que entra em turnê por EUA e Canadá em outubro. Vai aí uma foto que ele nos mandou da nova "nave". Parabéns, Alex! Quebra tudo por aí!!

E é claro que não poderia faltar: confira a conversa que tivemos com ele e seu solo no site OBaterista.com.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Esse cara chama Gobbi Jr., e o mais legal do vídeo dele é a alegria de fazer o que faz. Ele é muito bom (há outros vídeos com melhor qualidade de som), mas ele diverte muito tocando bateria!





Adorei quando cai o prato e ele não pára de tocar! Isso sim é rock'n'roll!!