sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Knobia este sábado

O baterista Xande Tamietti (Pato Fu, Pretomassa) e o DJ Bill Meirelles estão colocando na estrada o Knobia, projeto de releituras de músicas bem conhecidas do rock, pop, funk e soul. As mais loucas versões, com interferências, referências e remixagens pilotadas ao vivo pelo Bill, e a bateria matadora de Xande levantando o groove. Pra ouvir e dançar.

A dupla se apresenta neste sábado, 30/10, no Fidalga33 (R. Fidalga, 32, São Paulo). E mulheres não pagam até as 23h.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nesta quinta

Se você busca informação e diversão atrás de uma bateria, quinta é o dia!

Workshop
O francês Thibaud Pontet é baterista, pianista, compositor e arranjador. Iniciou seus estudos musicais aos seis anos com piano. Aos 12 passou para a bateria e, aos 26, torna-se um respeitado e experiente instrumentista. Foi o quinto aluno a conquistar a menção de excelência no Centre dês Musiques Didier Lockwood. Atuou em diversas formações: Brasília Project, WTF Trio, que se tornaria o SLAM (grupo responsável pelo show de abertura de Ron Carter no Festival Du Chateau De Clerment, em Genebra), Nemesis e o duo Righi & Pontet, ao lado do guitarrista e compositor brasileiro Thiago Righi. Nesta quinta ele faz workshop no Souza Lima Jardins (R. José Maria Lisboa, 745), às 12h30, abordando swing, as diversas escolas rítmicas do jazz e técnicas do instrumento. A entrada é franca e podem participar estudantes ou profissionais de música. Mais informações pelo telefone (11) 3884-9149.

Show
O Funkalister é uma banda gaúcha de funk instrumental com fortes influências de rock e samba. Com uma formação arrasadora, que inclui metaleira e elementos eletrônicos, costumam por todo mundo pra dançar. Eles tocam em São Paulo, no SESC Vila Mariana (R. Pelotas, 141), dia 28/10, às 20:30. Claro, prestemos atenção no batera Cristiano "Gibão" Bertolucci, quebrando tudo lá atrás.

Problema técnico

Calma, nada de pânico! OBaterista.com não está fora do ar!

Algumas pessoas (principalmente usuários do Firefox) reportaram que não estão conseguindo acessar o site, que recebem uma mensagem de que ele pode estar "sob ataque". Na verdade, o Google encrespou com alguma configuração do software que usamos pra administrar os banners, e por isso está avisando que o site não é seguro.

A equipe técnica já está vendo qual é o problema e em breve estaremos a toda de volta ao ar.

E não há problema em entrar no site: nenhum ataque aconteceu de verdade, e não estamos distribuindo nenhum malware - só a melhor informação sobre bateristas da internet brasileira.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lauro Lellis na rede

O Centro Musical Morumbi, escola do baterista Lauro Lellis, está com site novo no ar, com mais informações sobre a escola, os professores e os cursos oferecidos, além da agenda de eventos, fotos e vídeos. E o próprio Lauro agora também tem um blog, que também fica linkado aqui do lado. Vale a visita, pra conhecer o trabalho deste grande batera e educador.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E um desafio: o batera e professore Vitor Lambert mostra, desde setembro, maneiras de se fazer um trabalho de bateria diferente pra "Ticket to Ride", dos Beatles. O desafio é este: está lá no site um mp3 da música sem bateria. Baixe a trilha, grave uma versão da música tocando o seu arranjo de bateria, poste no YouTube e mande o link pro contato@obaterista.com. Eu e o Vitor vamos selecionar o mais legal, que ganhará um mês de aula grátis com o Vitor e o vídeo será exibido no blog do site (siteobaterista.blogspot.com).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quase famosos

Todo roqueiro deve assistir "Quase famosos", de Cameron Crowe. E, depois de assistir, deve ler algo sobre o filme. O texto começa meio autobiográfico, e é muito interessante pra mim por que eu conheço o autor, mas não há nada ali que impeça a compreensão do que ele escreve, nem da sua leitura do filme.





Eu tinha que escrever isso. Várias coisas aconteceram, e a publicação desse texto foi uma delas. Sincronicidade, manja?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

3 anos no ar!

Maguinho e Infante

Amanhã, dia 15/10, acontece Workshop e Master Class em Brasília, com dois dos grandes da bateria brasileira: Maguinho Alcântara e Cláudio Infante. Será na escola BSB (SCRN 712/713, Bloco D, lojas 42 e 48, Asa Norte), a , a partir das 19:30. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. Mais informações pelos telefones (61) 3340-4008, (61) 3273-6930 e (61) 9969-9313, com Adriel Sorriso, ou pelo e-mail asanorte@bsbmusical.com.br.

Há mais sobre Maguinho aqui. E sobre o Cláudio, espero ansiosamente por esse dia!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Instrumental na internet

Minha opinião sobre a distribuição de música é bem clara, apesar de eu ter certeza da polêmica: a internet e a gratuidade são o caminho. A música independente, em especial as vertentes pop e experimental, abraçaram a idéia e já se organizam de diversas maneiras pra usar a rede como ferramenta, mas eu ainda não tinha visto nenhuma iniciativa semelhante com relação à música instrumental. Até agora.

O SESC organizou e realizou um projeto chamado Trios Brasileiros, do qual participaram Triálogo (Pércio Sápia, Débora Gurgel e Itamar Collaço), Nenê Trio (Nenê, Alberto Luccas e Irio Jr.) e Regra de Três (Bob Wyatt, Lupa Santiago e Sizão Machado). O resultado foi gravado ao vivo e está disponível pra download gratuíto no site do projeto. Cada trio gravou quatro composições, que serão disponibilizadas aos poucos pra download. As primeiras, "Das Américas", do Triálogo; "Contrabaixo", do Nenê Trio; e "Constantinopla", do Regra de Três, já estão disponíveis. E olha... Isso sim é música instrumental!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Shows na semana

São muitos, e espalhados por aí!

Dia 6/10, às 22:00, no Teatro Solar de Botafogo (R. General Polidoro, 180), no Rio de Janeiro, tem Tributo a Bill Evans. O show é idealizado e executado pelo trio Roberto Rutigliano (bateria), Dario Galante (piano) e Bruno Migliari (baixo), e inclui as muitas criações do grande pianista americano para trios. Coisa fina!

Dia 7/10, às 23:30, no Bourbon Street (R. dos Chanés, 127), em São Paulo, tem show com o São Paulo Ska Jazz, que conta com Ramon Montagner na bateria, além de ser um time de primeira. A banda recria composições do jazz e do rock e do pop através da sonoridade do ska, mas com toques jazzísticos e influências brasileiras. Coisa fina!

Dia 8/10, às 12:30, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000), tem SOUKAST, duo de bateria e percussão formado por Simoune Sou e Guilherme Kastrup. O grupo desenvolve temas com ritmos, samplers, tambores, latas, efeitos, vozes e texturas, sem padrões, só criatividade. Neste, a entrada é franca! Coisa fina!

E dia 10/10, às 19:00, a banda Sincrônica, com Adriano Radael na bateria, faz o show de pré-lançamento de seu segundo álbum "Genpuku". Será na Casa das Caldeiras, em São Paulo (Av. Francisco Matarazzo, 2000), e a entrada é franca! Coisa fina!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Fotógrafo

Em tempos de independência e internet, os músicos começaram a descobrir que o cuidado com a imagem, e com a maneira como se mostra essa imagem, são muito importantes. Daí começamos a prestar atenção nas fotos que colocamos na rede, nos perfis, temos que atentar pras capas de MySpaces e CDs (enquanto eles existirem...) e flyers e divulgações e tudo o mais que se refere à imagem. Mas aí você perguna: e como saber que fotógrafo é bom? Da mesma maneira que se chama um músico pra tocar: por indicação!

O cara que fez as fotos da capa do CD da minha banda foi o Léo Pereira, e ele é ótimo! Ele é um amante da música, então se preocupa em captá-la, mesmo etérea, através da fotografia. E faz isso muito bem! Ele acaba de colocar seu site no ar, onde há algumas amostras do seu trabalho.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Alessandro D'Aloia no OBaterista.com































E se liguem no final da entrevista que há uma pequena surpresa!