sexta-feira, 25 de março de 2011

História da Bateria Brasileira


Já vi alguns livros, todos de autores norte-americanos, contando a história da bateria (e destaco "História Social do Jazz", de Eric Hobsbawm, que não é exatamente sobre bateria, mas fala dela pelo que conta). Com a exceção da pesquisa de Uirá Moreira e uma matéria bem sintética publicada na revista Batera dez anos atrás, nunca havia visto um trabalho completo sobre a História da Bateria no Brasil. E a edição de março da revista Modern Drummer Brasil quebra esse tabu.

Vencendo barreiras como preconceitos estilísticos, falta de arquivos e fotos decentes e distâncias dignas deste país continental, a equipe da revista realizou uma pesquisa profunda e embasada, sempre que possível, por depoimentos de quem esteve lá e viu com seus próprios olhos a história acontecer. Além da equipe da revista, a matéria contou com 104 colaboradores e cita mais de 900 bateristas.

Vendo a edição, o baterista e professor Lauro Lellis disse "É um momento ímpar, isso nunca foi realizado dessa forma. É um registro da nossa história fundamentado em pesquisas in loco e contribuições de vários profissionais. É realidade pura, resultado de muito trabalho e dedicação com muitos profissionais de renome envolvidos".

Dentro de alguns anos, esta matéria será material de referência para estudos acadêmicos e pesquisas de todo tipo. É algo que falta à nossa arte e cultura (e à nossa vida cotidiana): memória. Temos, sim, raízes. Temos um percurso, que nos leva a ser considerados donos de uma das melhores músicas do mundo. Estamos em todos os lugares, do jazz ao punk rock, do pagode à bossa nova. E essa é nossa história.

A revista já está nas bancas, e vale a pena ter esta edição. Se você não encontrar em uma banca próxima de sua casa, entre em contato com a editora.

Um comentário:

Gustavo Milani disse...

http://extremenoisedrummer.blogspot.com/ blog com matérias, entrevistas sobre bateristas do Metal extremo, grindcore e hardcore!!!